Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGARCIA, Paola Trindade-
dc.contributor.authorCHAGAS, Deysiane Costa das-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de-
dc.contributor.authorSILVA, Stephanie Matos-
dc.contributor.authorLIMA, Steffi Greyce de Castro-
dc.contributor.authorREIS, Regimarina Soares-
dc.date.accessioned2022-05-04T15:11:36Z-
dc.date.available2022-05-04T15:11:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/999-
dc.description.abstractNos últimos cinco anos, pudemos ver e vivenciar o crescimento da Educação a Distância no cotidiano do nosso trabalho: a produção de cursos autoinstrucionais na UNA-SUS/UFMA nos exigia cada dia mais em termos de tecnologia e demandas. As experiências e os estudos realizados com o objetivo de qualificar permanentemente o trabalho e consequentemente seus produtos, nos levaram à criação do curso de aperfeiçoamento “Produção de Recursos Autoinstrucionais para EAD (PRA-EAD)”, composto por três módulos de 60 horas cada, apoiado pela UNA-SUS/UFMA e pela UFMA. Atualmente, este curso conta com 10.448 matriculados e tem sido indicado para diversos profissionais que atuam na área da educação, seja como professores-autores ou como designers instrucionais. Em 2020, o mundo inteiro começou a vivenciar as consequências da pandemia do novo coronavírus, que entre tantas, podemos citar as mudanças que ocorreram drasticamente no universo da educação: fomos todos levados a considerar a educação a distância, o ensino híbrido e remoto como alternativas possíveis de modo que o uso das tecnologias para planejar, construir e mediar os recursos e processos educativos foi mais necessário do que nunca. Tudo indica que este é um movimento que só irá se fortalecer e, portanto, precisamos estar preparados. Logo, entendemos que o PRA-EAD e, consequentemente, este livro, podem ser muito úteis a todos os envolvidos com a educação. Este livro é resultado da nossa jornada em torno da construção do PRA-EAD, aqui reunimos conhecimentos importantes sobre o planejamento educacional para o ensino a distância mediado por tecnologias. Considerando a importância desta etapa para o desenho de ofertas educacionais, bem como as características da Educação a Distância, é fundamental delimitar as bases desta modalidade de ensino. Qual a importância destes conhecimentos para potencializar o processo ensino aprendizagem? Diante deste cenário, trataremos sobre esse processo ao longo dos capítulos componentes deste livro. No primeiro capítulo, procuramos desenvolver uma visão crítica sobre o processo educativo na era das redes, ou sociedade da informação. No capítulo dois, fundamentamos nossa concepção de ensino-aprendizagem e apresentamos outras que, ao longo dos anos, também modificaram e embasaram as formas de ensinar. Por fim, no terceiro e último capítulo, partimos para os aspectos práticos: o que é planejar, por que devemos planejar e como fazer isso. Ao longo da leitura, apresentamos também a história de Heloísa, profissional que, pela primeira vez, terá que realizar um planejamento educacional de um curso EaD autoinstrucional, em situação de aprendizagem disposta ao longo do conteúdo.__ABSTRACT: In the last five years, we have been able to see and experience the growth of Distance Education in our daily work: the production of self-instructional courses at UNA-SUS/UFMA demanded more and more from us in terms of technology and demands. The experiences and studies carried out with the aim of permanently qualifying the work and consequently its products, led us to the creation of the improvement “Production of Self-Instructional Resources for Distance Learning (PRA-EAD)”, composed by three modules of 60 hours each, supported by UNA-SUS/UFMA and UFMA. At the moment, this course has 10,448 enrolled and has been recommended to several professionals who work in the field of education, either as teacher-authors or as instructional designers. In 2020, the entire world began to experience the consequences of the new coronavirus pandemic. coronavirus, which among many, we can mention the changes that have occurred drastically in the universe of education: we were all led to consider distance education, hybrid and remote as possible alternatives so that the use of technologies to planning, building and mediating educational resources and processes was more necessary than Never. Everything indicates that this is a movement that will only get stronger and, therefore, we need to be prepared. Therefore, we understand that the PRA-EAD and, consequently, this book, can be very useful to all those involved with education. This book is the result of our journey around the construction of PRA-EAD, here we gather important knowledge about educational planning for distance learning mediated by technologies. Considering the importance of this step for the design of offers educational activities, as well as the characteristics of Distance Education, it is essential to delimit the bases of this teaching modality.What is the importance of this knowledge to enhance the teaching-learning process? Given this scenario, we will deal with this process throughout the component chapters of this book. In the first chapter, we seek to develop a critical view of the process education in the age of networks, or the information society. In chapter two, we base our conception of teaching-learning and we present others that, over the years, they also modified and grounded the ways of teaching. Finally, in the third and final chapter, we start with the practical aspects: what is planning, why should we plan and how to do it this. Throughout the reading, we also present the story of Heloísa, a professional who, first time, you will have to carry out an educational planning of a self-instructional distance education course, in a learning situation arranged throughout the content.pt_br
dc.language.isootherpt_br
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_br
dc.subjectplanejamento educacional;pt_br
dc.subjecteducação a distância;pt_br
dc.subjectUFMA;pt_br
dc.subjecteducational planning;pt_br
dc.subjectdistance education;pt_br
dc.subjectUFMApt_br
dc.titlePlanejamento educacional para cursos autoinstrucionais na EAD: por que, para que e como fazer?pt_br
dc.title.alternativeEducational planning for self-instructional courses in distance education: why, for what and how to do it?pt_br
Aparece nas coleções:E-books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento_Educacional_na_EaD_autoinstrucional.pdfE-book5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.