Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/941
Título: Pesquisa discente pesquisador na UFMA e demais IES em São Luís-MA
Título(s) alternativo(s): Research student researcher at UFMA and other HEIs shows in São Luís-MA
Autor(es): PECEGUEIRO, Cláudia Maria Pinho de Abreu
CORDEIRO, Larissa Silva
Palavras-chave: Universidade
Comunicação científica
Pesquisa científica
University
Scientific communication
Scientific research
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Citação: PECEGUEIRO, C. M. P.; CORDEIRO, L. S. de A. Pesquisa discente pesquisador na UFMA e demais IES em São Luís-MA. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 30., 2018, São Luís. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2018.
Resumo: A pesquisa científica faz parte do tripé que sustenta a universidade, através dela ocorrem às descobertas, os seus resultados engrandecem os centros de pesquisas, bem como, todos ganham com o trabalho dos pesquisadores. No entanto, muitos alunos desconhecem o mundo da pesquisa e as ferramentas necessárias para ingresso e continuidade neste meio. Pensando nesta temática é que surge o projeto discente pesquisador que pretendeu através dos seguintes módulos: Currículo Lattes; Projeto de Pesquisa; Citação e Referência; Artigo Científico; Estatística; Oratória/Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos, capacitar universitários da UFMA e demais IES de São Luís- MA para os desafios da pesquisa. O presente relato apresenta os resultados projeto de Pesquisa Discente Pesquisador na UFMA e demais IES em São Luís-MA, e mostram que a área de ciências sociais foi mais procurada por um total de 11 cursos, seguida das ciências da saúde com 9 cursos, das ciências humanas com 8 cursos e, por fim, as ciências exatas por 4 cursos, porém o número mais representativo de alunos foi da área de ciências humanas com 102 alunos e com menos representatividade as ciências exatas com 45 alunos. Conclui que a necessidade de projetos que levem os discentes à pesquisa deverá ter continuidade, uma vez que nas IES esta demanda se repete a cada entrada de novos alunos.
Descrição: ABSTRACT Scientific research is part of the tripod that sustains the university, through it discoveries, their results magnify the research centers, as well as, all gain from the work of the researchers. However, many students are unaware of the world of research and the tools necessary to ing and continuity in this environment. Thinking about this theme is that the project student researcher who intended through the following modules: Curriculum Lattes; Research project; Citation and Reference; Scientific article; Statistic; Oratory / Presentation of Works in Scientific Events, train university students of UFMA and other IES of São Luís-MA for the research challenges. The gift report presents the results of Researcher Researcher Project at UFMA and other HEIs in São Luís-MA, and show that the area of ​​social sciences was more sought by a total of 11 courses, followed by health sciences with 9 courses, of the humanities with 8 courses and, lastly, the exact sciences for 4 courses, but the most representative number of students was in the area of ​​human sciences with 102 students with less representation in the exact sciences with 45 students. Concludes that the need for projects that lead students to research should be continuity, since in HEIs this demand is repeated with each entry of new students.
URI: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/941
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em eventos - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Cordeiro_ClaudiaPecegueiro_DiscentePesquisador2017-2018.pdfTrabalho Publicado em Evento1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.