Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/692
Título: Contextualização no ensino de Química: uma análise dos DCNEM e PCNS na construção de um ensino médio significativo
Título(s) alternativo(s): Context on Chemistry teaching: an analysis of the PCNS and DCNEM on the construction of a significant high school
Autor(es): OLIVEIRA, Vilma Bragas de
MACEDO, Maria José Herculano
Palavras-chave: ensino médio.
química.
contextualização.
high school.
chemistry.
contextualization
Data do documento: 2014
Editor: Instituto Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, Vilma Braga de; MACEDO, Maria José Herculano. Contextualização no ensino de Química: uma análise dos DCNEM e PCNS na construção de um ensino médio significativo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, n. 0, p. 114 – 120, dez. 2014
Resumo: This paper analyzes the response of the documents National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM) and National Curricular Parameters for High School (PCNEM) regarding the contextualization of teaching Chemistry. With this goal we sought to characterize objectively the proposal to make these documents more effectively significant chemical curricular component for high school students, demystifying the role of teachers as mediators of knowledge and its constant need of improving methods and techniques currently used and above all in search of innovation and reconsidering the chemical concepts covered in class. ____ RESUMO: O presente trabalho analisa a proposta dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) no que se refere à contextualização do ensino de química. Neste objetivo buscou-se caracterizar objetivamente a proposta destes documentos para tornar efetivamente mais significativo a componente curricular Química para os alunos do Ensino Médio, desmistificando o papel dos professores enquanto mediadores do conhecimento e sua constante necessidade de melhorias dos métodos e técnicas adotados atualmente e acima de tudo na fomentação da busca de inovações e da ressignificação dos conceitos químicos abordados em sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/692
ISSN: 2236-2150
Aparece nas coleções:Artigos Cientifícos - Ciências Naturais/Quimica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.pdfArtigo científico479,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.