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Título: Infoinclusão digital: uma experiência na cidade de Marília (SP)
Título(s) alternativo(s): Digital infoinclusion: an experience in the city of Marília (SP)
Autor(es): BOTTENTUIT, Aldinar Martins
SANTOS, Plácida L. V.A.C.
JORENTE, Maria José V.
GROSSI, Ângela
Palavras-chave: Redes de Informação
Infoinclusão digital
Multiplicadores de informação
Governo eletrônico
Tecnologia e Informação
Information networks
Digital infoinclusion
Information multipliers
Eletronic Government
Technology and information
Data do documento: 2007
Editor: FEBAB
Citação: SANTOS, P. L. V. A. C. Infoinclusão digital: uma experiência na cidade de Marília (SP). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.3, n.2, p.129-140, jul-dez. 2007.
Resumo: O Estado brasileiro, a exemplo de outros países, adotou o Projeto Sociedade da Informação fomentando políticas de universalização do acesso à informação e educação para a cidadania. Nesse sentido, é necessária uma reflexão crítica sobre as formas pelas quais está conduzindo estratégias que garantam o acesso e o uso qualitativos dos recursos informacionais disponíveis em rede digital. Oferecer subsídios para formulação de políticas públicas de informação de alcance sociopolítico, na cidade de Marília, SP, é objetivo desta pesquisa. Propõem-se diretrizes epistemológicas para o entendimento da Informação nas diferentes formas e suportes em que se apresenta e ações aplicativas para analisar, avaliar e participar das estratégias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ensino para as escolas públicas municipais, inseridas no Programa Intragov. Identifica-se a garantia de melhores condições de desenvolvimento das competências informacionais em ambiente digital dos sujeitos envolvidos, fato percebido no encaminhamento das atividades da oficina “Informação e Comunicação Visual” com a participação de 40 instrutores de ensino de informática das EMEFs. O trabalho em parceria possibilitou lidar com situações que desafiam e afetam esse programa de inclusão digital, bem como a formação reflexiva de profissionais para dar conta de pensar, tratar e buscar medidas de intervenção e resolução para tais situações. ____________ ABSTRACT: The Brazilian government, like some other countries, has adopted the Information Society Project fomentation politics for the universalization of the access to information and education, which are basic needs for the Citizenship. In that sense, a critical reflection on the shaping of the strategies that guarantee the access and the qualitative use of the informational resources available in digital net is necessary. The objective of this research is to offer subsidies for the formulation of public information politics and actions for sociopolitical reach fomentation in the city of Marília, SP. This includes the searching of epistemological guidelines for the understanding of the Information in its different representative shapes and supports. It also aims at applicative actions to analyze, evaluate and participate in the strategies developed by the City´s Teaching Board for the municipal public schools, integrated in the Intragov Program. It Identifies the needs to assure better conditions for the development of the informational competences in the digital atmosphere of the subjects. These needs were identified during the workshop activities “Informação e Comunicação Visual” with the 40 teaching instructors of informatics at the ‘Escolas Municipais de Ensino Fundamental” (EMEFs). The partnership helped dealing with situations that challenge those programs of digital inclusion, as well as the reflexive formation in the perspective of thinking, negotiating and looking for intervention measures in such situations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/623
ISSN: 1980-6949
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