Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/1/421
Title: | O SIGNIFICADO DA AFETIVIDADE NOS DOMÍNIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA |
Authors: | Barbosa, Cláudia |
Keywords: | AFETIVIDADE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA Educação a Distância EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 2012 |
Abstract: | Este artigo traz à discussão a afetividade nos domínios da educação a distância, à medida que se evidencia a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem, que pode ser mais humanizada, incentivada por ações mais interativas fundamentadas por trocas sociocognitivas, no sentido de despertar o interesse do aluno e de evitar possíveis evasões. Enfatiza-se o papel da tutoria na construção de vínculos afetivos, com vistas a promover maior participação, colaboração, emoção e motivação do aprendiz no campo da educação virtual. Nessa ótica de entendimento, destaca-se a importância do diálogo e da autonomia do estudante, incentivadas pelo professor, nas diversas fases de construção do conhecimento, conduzidas por tecnologias digitais que potencializam a troca de informações e o envolvimento dos participantes nos domínios da mediação pedagógica, em diferentes espaços geográficos e temporais, em prol da qualidade da educação a distância. |
Description: | Este trabalho trata da discussão em relação à afetividade nos domínios da EAD. Evidencia a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem e também destaca a relevância do diálogo e da autonomia dos/as estudantes, motivadas e incentivadas pelo professor, nas diversas fases de construção do conhecimento, conduzidas por tecnologias digitais que potencializam a troca de informações e da relação acerca da mediação pedagógica. |
URI: | http://gurupi.ufma.br:8080/jspui/handle/1/421 |
Appears in Collections: | Revista Interativa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claudia Aroso Artigo O SIGNIFICADO DA AFETIVIDADE NOS DOMÍNIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.doc | 73,5 kB | Microsoft Word | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.