Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/1/421
Title: O SIGNIFICADO DA AFETIVIDADE NOS DOMÍNIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Authors: Barbosa, Cláudia
Keywords: AFETIVIDADE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Educação a Distância
EDUCAÇÃO
Issue Date: 2012
Abstract: Este artigo traz à discussão a afetividade nos domínios da educação a distância, à medida que se evidencia a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem, que pode ser mais humanizada, incentivada por ações mais interativas fundamentadas por trocas sociocognitivas, no sentido de despertar o interesse do aluno e de evitar possíveis evasões. Enfatiza-se o papel da tutoria na construção de vínculos afetivos, com vistas a promover maior participação, colaboração, emoção e motivação do aprendiz no campo da educação virtual. Nessa ótica de entendimento, destaca-se a importância do diálogo e da autonomia do estudante, incentivadas pelo professor, nas diversas fases de construção do conhecimento, conduzidas por tecnologias digitais que potencializam a troca de informações e o envolvimento dos participantes nos domínios da mediação pedagógica, em diferentes espaços geográficos e temporais, em prol da qualidade da educação a distância.
Description: Este trabalho trata da discussão em relação à afetividade nos domínios da EAD. Evidencia a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem e também destaca a relevância do diálogo e da autonomia dos/as estudantes, motivadas e incentivadas pelo professor, nas diversas fases de construção do conhecimento, conduzidas por tecnologias digitais que potencializam a troca de informações e da relação acerca da mediação pedagógica.
URI: http://gurupi.ufma.br:8080/jspui/handle/1/421
Appears in Collections:Revista Interativa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Aroso Artigo O SIGNIFICADO DA AFETIVIDADE NOS DOMÍNIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA.doc73,5 kBMicrosoft WordView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.