Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/1/271
Title: NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS VERSUS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL: possibilidades e obstáculos para o acesso à informação
Authors: Alencar, Maria da Glória Serra Pinto de.
Keywords: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs
Exclusão Digital
Acesso a Informação
Desigualdades Sociais
Brasil
Issue Date: 2009
Abstract: Reflexões sobre as novas tecnologias de informação e comunicação- TICs como possibilitadora ao acesso à informação no enfrentamento às desigualdades sociais no Brasil. Discute sobre a exclusão digital como decorrência da própria exclusão social. Adverte que o obstáculo maior ao acesso à informação via as novas tecnologias de informação e comunicação, deve-se ao grave quadro social do Brasil, pela não efetividade das ações do Estado. Enfatiza a necessidade de criação de políticas sociais, como uma demanda da sociedade civil, como instrumento capaz de amenizar tal situação. Conclui que as TICs estão vinculadas à lógica do capital, excludente em sua essência.
Description: Sob o entendimento da hegemonia econômica neoliberal, as políticas sociais são geradas pelo princípio da alta rotatividade, deslocando-se para os indivíduos a responsabilidade em superar riscos sociais. Desta forma, não são geradas garantias sociais, mas permanências de acesso, ou seja, vistos temporários para qualquer que seja a proteção social. O alcance das políticas sociais em contexto de desigualdade e exclusão deve alarga-se para dar conta das condições efetivas de vida de seus usuários. (SPOSATI, 2002, p. 7). No contexto da dita Sociedade da Informação, percebe-se claramente que esta não consegue avançar em países com indicadores sociais tão alarmantes. Para concluir, convém ressaltar que, se, por um lado, justifica-se a necessidade de políticas sociais para uma sociedade capitalista, porquanto esta seja intrinsecamente geradora de vulnerabilidades e exclusões sociais, por outro, cumpre atentar para o alcance limitado dessas políticas à erradicação da pobreza e promoção da equidade social. Não pretendemos encerrar tais reflexões neste esboço de compreensão desta problemática aqui apresentada. Na verdade, pretende-se suscitar novas discussões e aprofundá-las dentro de uma visão mais crítica e reveladora da sua aparência. São Luís – MA, 25 a 28 de agosto 2009.
URI: http://gurupi.ufma.br:8080/jspui/1/271
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em eventos - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO_TICS.pdf119,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.