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dc.contributor.authorFERRETTI, Mundicarmo.-
dc.date.accessioned2010-09-09T12:55:58Z-
dc.date.available2010-09-09T12:55:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://gurupi.ufma.br:8080/jspui/1/197-
dc.descriptionApresentado em 18/3/2008 no Curso de Aperfeiçoamento em Antropologia Médica – Università degli Studi di Milano Bicocca – Itália. Retoma texto apresentado em Mesa Redonda do VIII Encontro da ABANNE – São Luís, 1-4/7/2003 – intitulado: Tambor de curador e pajelança em terreiros maranhenses. Publicado em I Quaderni del CREAM, v.8, 2008.pt_BR
dc.description.abstractApesar de o Maranhão ser conhecido como “berço” do tambor de mina (religião afro-brasileira muito conhecida no Norte do Brasil), muitos terreiros maranhenses (casas de culto) são apresentados como “de curadores” ou realizam rituais de cura ou pajelança, termos que traduzem sua função terapêutica e sua origem indígena afirmada naquele campo religioso (apesar da palavra pajé ter sido muito usada no Maranhão do século XIX, para designar atividades médico-religiosas de populações negras). Nesse trabalho, após algumas considerações a respeito da pajelança de negros no século XIX e da cura (ou pajelança) em terreiros da capital, nos deteremos sobre o Tambor de Curador em Cururupu (litoral maranhense) - ritual onde o oficiante, em transe com seu ´mestre de cura´, realiza consultas e tira malefícios – e em um atendimento de pessoa com dor de cabeça e problema na coluna cervical.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligião e saúdept_BR
dc.subjectpajelança de negropt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.titleCura e Pajelança em Terreiros do Maranhão (BRASIL)pt_BR
dc.typeapresentaçãopt_BR
Aparece nas coleções:GPMINA - Trabalhos Apresentados em Eventos Científicos

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