Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/1/192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERRETTI, Sergio.-
dc.date.accessioned2010-09-06T14:34:14Z-
dc.date.available2010-09-06T14:34:14Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://gurupi.ufma.br:8080/jspui/1/192-
dc.descriptionTrabalho apresentado no VII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões ABHR, Belo Horizonte, 2005. Publicado In: BATISTA, P A N, PASSOS, M. e SILVA, W T. O sagrado e o urbano. Diversidade, manifestações e análise. São Paulo: Paulinas. 2008, p 109-126.pt_BR
dc.description.abstractNeste início do século XXI, constatamos que nossa sociedade vem se modificando em ritmo cada vez mais intenso. As religiões também mudam com as mudanças da sociedade, mas continuam apresentando respostas às aspirações humanas mais fortes e continuam sendo um instrumento importante para as ciências sociais compreenderem as representações da sociedade. Como em todas as mudanças há elementos que desaparecem e outros que surgem ou que ressurgem. As religiões trazidas da África com os escravos foram se infiltrando lentamente e acabaram exercendo grandes alterações no modo de representar o Brasil, país que até pouco tempo se pretendia branco e católico. Hoje as religiões pentecostais em expansão também estão se transformando junto com a sociedade. Discutimos algumas características destas correntes religiosas e das disputas travadas entre elas no campo dos bens simbólicos. Vemos que especificidades das religiões afro-brasileiras e do pentecostalismo, fizeram que, na oferta de bens simbólicos, este último esteja melhor adaptado a temas atuais, aos fenômenos de marketing e ao idioma da indústria cultural. Passado o primeiro impácto da onda pentecostal, as religiões afro-brasileiras começam a reagir como David ante o gigante Golias, passando a atingir também outras clientelas alem de sua tradicional base de negros pobre, cada vez mais atraída frente ao apelo pentecostal. Embora o cientista social seja uma espécie de profeta no mundo atual, é mais fácil interpretar o passado do que adivinhar o futuro, sobretudo de um fenômeno tão complexo como o religioso. Segundo Durkheim, foi com a religião que o homem aprendeu a refletir e pensar. As religiões continuam no mundo de hoje, elaborado mitos e engendrando ritos cada vez mais diversificados e instigantes, que unem e dividem os seres humanos e constituem matéria imprescindível para a análise da vida social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjecttambor de minapt_BR
dc.subjectpentecostalismospt_BR
dc.subjectsincretismo religiosopt_BR
dc.subjectguerra santapt_BR
dc.titleReligiões Afro-Brasileiras e Pentecostalismo no Fenômeno Urbanopt_BR
dc.typeapresentaçãopt_BR
Aparece nas coleções:GPMINA - Trabalhos Apresentados em Eventos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rel%20Afro%20e%20Pentecostalismo.pdf138,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.