Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufma.br/jspui/handle/123456789/625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FURTADO, Cássia Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T20:30:58Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T20:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, C. C. Bibliotecas escolares e web 2.0: revisão da literatura sobre Brasil e Portugal. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 135-150, jul./dez. 2009. | pt_br |
dc.identifier.issn | 1808-5245 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/625 | - |
dc.description.abstract | O artigo enfoca o papel da educação e da biblioteca na Sociedade da Informação e apresenta conceitos e características da Biblioteca 2.0 (L2). Defende o uso da web 2.0, na biblioteca escolar, visando otimizar ou criar serviços e produtos, para fins de conquista dos usuários, visibilidade e espaço na escola e na sociedade. Identifica nos programas públicos de incentivo e implantação de bibliotecas nas escolas, no Brasil e em Portugal, a presença ou recomendações para o uso da web 2.0. Com base na literatura conclui que, em Portugal, já ocorre à iniciativa do uso dos blogs por parte da biblioteca escolar, porém com escassez de comentários por parte do usuário. E que as bibliotecas brasileiras têm um longo caminho a percorrer no que tange as bibliotecas escolares, como também no contexto dos sistemas de informação. ______________ ABSTRACT: The article focuses on the role of education and library in the Information Society and introduces concepts and features of the Library 2.0 (L2). Advocates the use of Web 2.0 in the school library to optimize or develop services and products for the purpose of gaining new users, visibility and space in school and in society. Seeks to identify in publicly funded programs and implementation of libraries in schools in Brazil and Portugal, the presence or recommendations for the use of Web 2.0. Based on published reports that, in Portugal, as the initiative is the use of blogs by the school library, however a lack of comments by the User, and that the Brazilian libraries have a long way to go in terms of libraries schools but also in the context of information systems. | pt_br |
dc.language.iso | other | pt_br |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_br |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_br |
dc.subject | Web 2.0 | pt_br |
dc.subject | Biblioteca 2.0 | pt_br |
dc.subject | Brasil | pt_br |
dc.subject | Portugal | pt_br |
dc.subject | School libraries | pt_br |
dc.subject | Library 2.0 | pt_br |
dc.title | Bibliotecas Escolares e web 2.0: revisão da literatura sobre Brasil e Portugal | pt_br |
dc.title.alternative | School libraries and Web 2.0: review of lhe literature on Brazil and Portugal | pt_br |
dc.type | Article | pt_br |
Aparece nas coleções: | Artigos - Biblioteconomia Artigos - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bibliotecas escolares e web 2.0.pdf | Artigo | 419,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.